Plano Orçamentário 2020 – O que é? Porque fazer? Como fazer?

No mundo empresarial, em que o primário e básico objetivo é gerar lucro para os sócios da empresa, é preciso lembrar que por esse motivo, a parte financeira de qualquer empresa merece um lugar de destaque na preocupação dos responsáveis.

isso faz com que seja um dos assuntos mais importantes e que precisam de atenção redobrada na hora de planejar a empresa como um todo, tanto em sua fundação e início de jornada quanto qualquer empresa que já esteja em atuação há algum tempo.

O planejamento financeiro permite que uma empresa possa conhecer com mais exatidão quais são os números que vão pesar nas decisões de negócios e investimentos. Esse método de planejamento é requisito obrigatório para ter uma empresa organizada e eficiente.

Plano de aula: Como fazer 

Quer fazer seu plano de negócios 

O que é um planejamento orçamentário?

O planejamento orçamentário de uma empresa nada mais é do que a organização financeira de planejamento dos gastos, investimentos, capitais, custos, lucros e receitas. Ele dirá com exatidão qual a situação da empresa no quesito financeiro estabelecendo uma base boa para uma empresa que começa e uma noção melhor do futuro para qualquer empresa que o utilize.

Tal planejamento entra em contato diretamente com outras necessidades de uma empresa e estará presente nas escolhas e decisões que virão conforme o tempo passa. Sendo assim é considerado um dos pilares do planejamento estratégico e uma boa gestão empresarial.

Quais as vantagens de fazer um Planejamento Orçamentário?

O planejamento orçamentário entra no conjunto de ferramentas disponíveis para auxiliar na hora de realmente tirar a ideia de uma empresa do papel. E eles permitirão que o caminho da empresa pelo mercado, ao longo dos anos, seja muito mais seguro e próspero.

Montamos uma lista de vantagens que o planejamento orçamentário traz para o cenário financeiro e geral de uma empresa:

  • Direcionamento financeiro da empresa para o que é mais viável, lucrativo ou que deve ser evitado. Entra tanto no âmbito financeiro quanto estratégico;
  • Previsão concreta e realista dos objetivos a curto, médio e longo prazo. O conhecimento financeiro e de mercado torna possível prever consequências de decisões.
  • Preparação para resolução de problemas financeiros e dificuldades ao longo dos anos. O planejamento cria uma base segura para as empresas suportarem desafios e superar crises.
  • Análise rápida e eficaz de dados e informações financeiras quanto a situação da empresa.

Como fazer um Planejamento Orçamentário?

Vale ressaltar, antes de começar a confeccionar o planejamento orçamentário, que cada empresa é uma empresa, funciona de formas diferentes, tem recursos e despesas diferentes e pode considerar outros pontos muito mais relevantes dos que os listados a seguir.

O importante é colocar no papel todas as informações relevantes no que diz respeito aos elementos econômicos, seja da forma que for mais eficiente para cada caso. Confira uma lista dos elementos básicos de um planejamento orçamentário:

  • Previsões de vendas, serviços e atividades: Saiba quais serão as margens de vendas, quais os valores de mercado e capital investido para serviços e atividades despendidas pela empresa.
  • Previsão de impostos: Pesquise quais serão as tabelas de impostos que o seu negócio vai precisar pagar e quais os percentuais serão os mais adequados para o porte e a capacidade de lucro.
  • Orçamento de custos das vendas: Aqui preveja quais serão os custos que as vendas terão em um período grande de tempo, no caso de compras parceladas a crédito ou depósitos parcelados.
  • Orçamento da folha de pagamento: Grande parte do investimento mensal de uma empresa vai para pagamento de pessoal, o que, ao menos no nosso governo é incentivado com uma taxa de impostos menor. Separe quanto custará para manter os funcionários e profissionais necessários para desempenhar a função da empresa como um todo.
  • Orçamento de despesas operacionais: Aqui entra todo o gasto com equipamento, locação, máquinas, serviços terceirizados e estrutura. Preveja todos os gastos necessários para criar o ambiente de trabalho com as ferramentas e equipamentos corretos.
  • Orçamento de investimentos: Como o nome diz, é o planejamento da parte de investimentos, tanto feitos pela empresa como feitos para a empresa. Os investimento são parte importante e, se bem planejados e executados, podem oferecer oportunidades de crescimento e abertura de mercado.

Para entender melhor como acompanhar um planejamento financeiro, siga esses passos com os cinco principais indicadores da ferramenta:

  • Registros contábeis corretos e sistemáticos
  • Comparações entre: números realizados, orçados e identificação de valores
  • Análise dos motivos de variação;
  • Tomada de decisões e ações para corrigir variações;
  • Revisão de orçamento para casos de necessidade de alteração de metas ou ocorrência de acontecimentos inesperados de ameaças ou dificuldades.

Deixe seu Comentário

WebGo Content