Plano de estudos 2020 – Como fazer? As melhores dicas

Se você passou por faculdade, escola, concurso, entende o quão importante é o planejamento dos estudos. Mas conhecer a necessidade de algo não o torna menos desafiador de realizar.

Um plano de estudo bem estruturado, organizado e realista, faz milagres a quem consegue utilizar pois permite, principalmente, um maior aproveitamento do tempo, grande vilão das épocas de estudo, principalmente para vestibulares e concursos.

Apesar do que muitos pensam, um planejamento de estudos não é nada impossível e não necessariamente se aplica a grandes provas como vestibulares. Dependendo de como o seu planejamento for feito, ele pode ser aplicado para os mais diversos usos, seja no dia-a-dia na escola, para uma preparação para as provas e atividades avaliativas.

Planejar é garantir que todos os elementos, que podem ser controlados dentro de um período de necessidade de estudo, sejam organizados, categorizados e melhor aplicados no tempo devido.

Plano de aula: Como fazer 

Quer fazer seu plano de negócios 

Como fazer um bom plano de estudos?

Para todo e qualquer tipo e planejamento, uma das mais importantes habilidades para se ter é a da disciplina. Disciplina pois um planejamento de estudo tem como objetivo principal criar um hábito de estudos que seja não somente muito proveitoso quanto a tempo e conteúdo, mas que também seja adequado, saudável e viável. A disciplina permite que o hábito se torne rotina e que não seja algo impossível de realizar.

Rotina

O primeiro grande passo para a confecção de um bom planejamento de estudos para a sua necessidade é conhecer a sua rotina. De nada adianta criar horários, estabelecer metas e separar o conteúdo do estudo se toda essa organização não coincidir com o tempo disponível para cumprir os estudos. Sendo assim, é importante organizar horários que interajam de forma saudável com a sua atual rotina, com os horários de sono, de trabalho, de transporte e todos os outros imprevistos e acontecimentos do dia-a-dia. Com o horário definido, levando em consideração todas essas complicações, fica muito mais fácil conseguir seguir o planejamento pois ele está nos conformes dos compromissos da sua vida.

Horários

Com todos os afazeres e empecilhos devidamente registrados chegou a hora de planejar os horários de estudo. Aqui organize quais serão os horários das aulas, das transmissões, e em quais horários você dedicará sua atenção aos estudos. Também é importante saber quais são seus limites, quanto tempo de pausa entre estudos e qual será o cenário geral do tempo que tem até a prova ou concurso, é preciso ter em mente o tempo total até o final do período de estudos e organizar os conteúdos de acordo, para que tudo tenha tempo de ser assimilado antes do grande dia.

Ambiente

Com o seu horário feito e a rotina estabelecida, agora o próximo passo é conseguir encontrar um ambiente apropriado aos estudos. De nada adianta sentar para estudar, dentro do horário, dentro da rotina, se o seu ambiente não será favorável para a desenvoltura do estudo de forma geral. Ambientes barulhentos, com muitas distrações devem ser evitados. Procure também tomar um cuidado com o assento que utilizará nesse tempo, um assento confortável, que garanta um período de conforto para o corpo é o mais recomendado. Mas também não exagere, cadeiras e poltronas confortáveis também permitem que o sono se instaure. Seja ponderado e evite distrações.

Método

Com os estudos prontos para começar, não se esqueça de aplicar métodos de produtividade ao tempo que usa estudando. Existem diversas técnicas de controle de tempo que aprimoram e permitem que o tempo seja usado com maior eficiência, respeitando os limites humanos de aprendizado. O método pomodoro, que se baseia em uma alternância de tempo entre dever e lazer é um dos mais indicados pela eficácia e facilidade de usar. Existem milhares de aplicativos, tanto para celular quanto para computador, que usam do método pomodoro, estabelecendo alertas que indicam os momentos de concentração e distração.

Imprevistos

Bom mesmo se todo planejamento pudesse ser efetuado com total conhecimento de imprevistos, isso tornaria possível planejar uma solução para cada um deles. Infelizmente imprevistos levam esse nome pois é impossível prevê-los. O que dá pra fazer é aceitar que imprevistos podem e vão acontecer, e planejar períodos ou dias que podem ser utilizados para contornar tais problemas. Estabeleça horários adicionais ou dias em que seja possível reaproveitar o tempo perdido em um imprevisto e esteja pronto para adequar o seu planejamento para cumprir tais metas prejudicadas pelo acaso.

Tempo Livre

Uma rotina de estudos e dedicação não se estabelece sem ao menos um pouco de tempo para diversão, socialização e descanso. É cientificamente comprovado que uma mistura balanceada entre dever e lazer faz muito mais pela sua rotina e pelos seus estudos do que horas e mais horas a fio tentando se concentrar. O estresse é um inimigo comum e deve ser combatido de forma consciente.

Deixe seu Comentário

WebGo Content