Plano de aula sobre Primeiros Socorros – Como fazer – Dicas e vídeos

O Plano de Aula Sobre Primeiros Socorros é indispensável dentro do curso de formação de pilotos e motoristas. O mesmo tem por objetivo auxiliar na diminuição de acidentes, e instruir os novos motoristas a agirem corretamente diante de uma situação em que a vida de outras pessoas estejam em risco.

Sendo assim, é importante que seja ministrada uma aula que consiga instruir corretamente os alunos.

Com isso, é ainda mais relevante elaborar um Plano de Aula Sobre Primeiros Socorros que consiga, ao mesmo tempo, informar e instruir os novos condutores.

Dessa forma, para te ajudar a criar um Plano de Aula Sobre Primeiros Socorros, separamos aqui algumas dicas importantes sobre o que considerar. Confira!

Plano de aula sobre primeiros socorros

Primeiramente, dentro do Plano de Aula Sobre Primeiros Socorros, é preciso destacar a importância desse conhecimento.

Isto é, muitos alunos podem questionar a importância dos primeiros socorros em razão da existência dos serviços profissionais de socorro, como o SAMU. Para isso, é de grande importância indicar que, diariamente, ocorrem um grande número de acidentes no Brasil. E justamente por isso, o condutor deve estar sempre preparado.

Mas o que mais destaca a importância dos primeiros socorros?

 

A importância dos Primeiros Socorros

Como dito acima, no Brasil, diariamente ocorrem muitos acidentes. Seja por imprudência dos motoristas ou por fatores fora de seu controle, todos correm um constante risco de se envolverem em um acidente.

Dessa forma, saber lidar com pessoas feridas, seja para garantir sua sobrevivência até a chega dos profissionais, ou para instruir os demais condutores, é de grande importância conhecer algumas noções básicas de primeiros socorros.

Além disso, o condutor também deve saber o que NÃO FAZER, diante de uma situação de acidente. Isso porque uma simples ação incorreta, por colocar a vida de outra pessoa em um risco ainda maior.

 ⛑ O que são os Primeiros Socorros ?

Em seguida, dentro do Plano de Aula Sobre Primeiros Socorros, cabe também informar sobre o que se tratam as técnicas de socorro providencial.

Isto é, o condutor deve ter uma noção básica de quais providências tomar antes da chegada dos profissionais. Para isso, como forma de atendimento inicial temporário, estão as seguintes ações:

⛑Avaliação do estado da vítima;

⛑Avaliação das condições da pista ou do ambiente que possam agravar o estado da vítima ou que ameacem sua vida;

⛑Utilização de técnicas simples para impedir que o quadro da vítima se agrave;

⛑Acionar e informar o serviço emergencial quanto ao acidente e condições da vítima.

Além disso, é preciso também indicar quais são as técnicas de primeiros socorros a serem adotadas pelo condutor. Ou seja, não basta apenas indicar do que se trata os primeiros socorros, é preciso, de fato, instruir.

Vai contratar via CNPJ
Veja os planos da Claro Empresas

Instruindo o condutor

Dessa forma, dentro do Plano de Aula Sobre Primeiros Socorros, é preciso instruir os condutores sobre algumas das principais técnicas de atendimento providencial.

Ou seja, o instrutor deve indicar quais ações o condutor deve tomar diante de situações de perigo. Para isso, é necessário demonstrar, em sala de aula, qual a conduta certa a ser adotada, independentemente do acidente.

Dessa forma, a sequência de ações a serem realizadas, e que devem ser ensinadas em aula, é:

  • manter a calma;
  • garantir a segurança – através de sinalização do acidente;
  • pedir socorro – instruindo os socorristas sobre o acidente, sua gravidade, condição da(s) vítima(s) e características do sinistro;
  • controlar a situação;
  • verificar a situação das vítimas;
  • realizar algumas ações com as vítimas.

Essa sequência de ações, aliás, é a recomendada pelo próprio DETRAN como o procedimento correto a ser adotado diante de uma situação de acidente.

Metodologia do plano de aula sobre Primeiros Socorros

Para garantir que o conteúdo Plano de Aula Sobre Primeiros Socorros seja fixado pelos condutores, o instrutor deve adotar uma metodologia correta.

Dessa forma, é preciso que as aulas sejam organizadas entre sessões teóricas e práticas, adotando-se recursos como o método expositivo.

Além disso, é possível realizar debates e seminários, com a realização de atividades e demonstrações em vídeo dos procedimentos corretos.

Falando sobre Primeiros Socorros em sala de aula

Por fim, além de trazer alguns pontos relevantes sobre os procedimentos de socorros corretos a serem adotados, é preciso também falar a respeito da prevenção.

Isto é, mais importante do que saber como agir diante de uma situação de acidente, é saber evita-la.

Para isso, dentro do Plano de Aula Sobre Primeiros Socorros, o instrutor também deve abordar assuntos relacionados a prevenção, como:

  • Obediências às placas e sinalizações de trânsito;
  • Adoção de uma direção defensiva;
  • Valores no trânsito como respeito, solidariedade e espirito de coletividade.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conferir outras dicas e recomendações aqui no site!

Deixe seu Comentário

WebGo Content