Modelos de plano de aula sobre meio ambiente – Dicas e como fazer

A preocupação com o meio ambiente tem sido cada vez mais indispensável, e os ensinamentos sobre como cuidar da natureza devem começar o mais cedo possível. A escola é o melhor lugar para se aprender, por isso vamos conhecer alguns modelos de plano de aula sobre meio ambiente.

São sugestões simples de conteúdos para você que é professor ou professora trabalhar com os seus alunos. Vamos começar por modelos para educação infantil, e depois para outras séries do ensino fundamental I.

Uma boa deixa para estas aulas é o Dia Mundial do Ambiente, comemorado em 5 de Junho.

Plano de aula sobre meio ambiente

Plano de aula para a Educação Infantil

Com os menorzinhos, as aulas precisam ser mais lúdicas, não é mesmo? Com este plano de aula sobre meio ambiente as crianças podem ampliar o vocabulário, conhecer músicas, e valorizar a natureza.

O objetivo geral desta aula é que as crianças aprendam a preservar o meio ambiente. Para isso, primeiro elas precisam:

  • Entender o que é meio ambiente;
  • Reconhecer atitudes boas e ruins para o meio ambiente.

O desenvolvimento da aula deve ser da seguinte maneira:

  • 01: De forma lúdica, explique para as crianças sobre o tema da aula, uma introdução ao assunto.
  • 02: Faça um pequeno passeio de exploração no ambiente da escola, no jardim, horta ou arredores. Aproveite esse momento para ir conversando com as crianças sobre a natureza.
  • 03: Volte para a sala e inicie uma conversa com as crianças para ver o que elas conseguiram perceber da exploração do ambiente. É a partir desse contato direto com a realidade que se compreende a importância da preservação do meio ambiente.
  • 04: Antes de começar as atividades, dá para ouvir algumas músicas sobre o meio ambiente com as crianças;
  • 05: Agora as crianças podem realizar as atividades propostas, como pintura dos desenhos temáticos e colagem. A colagem pode ser feita com folhas secas coletadas no jardim, por exemplo.

Os recursos para as atividades são: papel crepom ou folhas secas, cola, tinta guache e lápis de cor. E a avaliação é feita durante o desenvolvimento das atividades propostas individualmente e a participação da turma.

Plano de aula para séries iniciais

O objetivo deste modelo de aula é conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente. Eles também devem ver como o homem interfere na natureza, para estimular a valorização e o respeito à ela.

Desenvolvimento da aula:

  • 01: Converse com os alunos sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Caso a aula seja na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, aproveite para explicar a origem da data também.
  • 02: Depois de fazer essa introdução, peça aos alunos que citem exemplos de formas de preservação do meio ambiente e as anotem no quadro. Conversem sobre as propostas, e após o exercício coloque um vídeo sobre o meio ambiente. Pode ser uma música ou uma animação, como esse vídeo bem bacana e instrutivo da Turma da Mônica:
  • 03: Após o vídeo, separe a turma em grupos e peça que cada grupo crie uma frase de conscientização. A frase deve vir acompanhada de uma ilustração, de modo que eles criem cartazes para serem expostos na escola. Se for para a semana da conscientização fica ainda melhor!

Os materiais necessários para essa atividade são: cartolina ou papel sulfite, canetinha, lápis de cor e lápis de escrever.

Plano de aula sobre meio ambiente para o 3º ano

Mais uma vez, esta é uma aula com objetivo de conscientizar as crianças e estimular para que elas percebam a importância do nosso papel para o meio ambiente, e os males que o homem vem causando à natureza. A atividade ainda deve estimular e desenvolver a criatividade dos alunos.

Desenvolvimento da aula

  • 01: Converse sobre como a ação humana afeta a natureza, e quais são os danos causados ao meio ambiente.
  • 02: Converse com os alunos sobre o que nós podemos fazer para mudar essa realidade.
  • 03: Estimule-os a falarem dos problemas ambientais da região em que vivem. Rios poluídos, praças sujas, terrenos usados como depósitos de lixo etc.
  • 04: Proponha como tarefa que eles procurem imagens do meio ambiente antes e depois da ação do homem.
  • 05: Faça uma exposição destas imagens e converse com a turma sobre as diferenças apresentadas;
  • 06: Proponha à turma a atividade de confecção de cartazes de campanhas pela preservação do meio ambiente.

A avaliação pode ser feita a partir da observação do desempenho do aluno durante as atividades propostas. Analise qual foi sua capacidade de entendimento do tema, oralidade e criatividade.

Plano de aula sobre meio ambiente – Cuidando da água

Esta é uma atividade que pode ser feita com alunos maiores que os do 3º ano. O objetivo principal ensiná-los sobre dados relativos ao consumo de água, fazendo uma conscientização sobre desperdício.

Desenvolvimento da aula

  • 01: Estimem o quanto de água é desperdiçado quando uma torneira fica pingando. Para este exercício você pode deixar uma torneira pingando e colocar um jarro com marcações de mL sob o pingo.
  • 02: Marque o tempo que leva para o jarro encher. Com esse dado, faça com os alunos o cálculo estimado do volume de água desperdiçada em um dia, mês, ano etc.
  • 03: Combine com os alunos uma forma de cada um estimar o próprio gasto diário com água. Definam como eles podem medir o consumo com banho e escovação de dentes.
  • 04: Proponha a tarefa de pesquisar sobre o consumo de água em diferentes países ou regiões. Depois faça um exercício em sala de aula de comparação desses números.

Além disso, você também pode aproveitar para ensinar aos alunos como se faz a leitura de uma conta de água. Assim, eles podem ter uma noção melhor do quanto se consome de água em casa e exercitam a matemática.

Essas são algumas dicas de modelos de plano de aula sobre o meio ambiente para se trabalhar com seus alunos. O que achou delas, pretende trabalhar alguma em sala de aula? Conta pra gente.

Veja também: Plano de aula sobre educação infantil no trânsito.

Deixe seu Comentário

WebGo Content