Plano de aula sobre carnaval – Dicas – como fazer

Estabelecer um Plano de Aula Sobre Carnaval, especialmente para as séries iniciais, pode ser um desafio e tanto.

Isto é, existem algumas dúvidas sobre quais assuntos abordar, sobre o que falar em sala de aula e quais momentos históricos destacar para os alunos.

Sendo assim, para ajudar você a criar um excelente Plano de Aula Sobre Carnaval, separamos aqui algumas dicas indispensáveis.

Plano de aula sobre carnaval

Primeiramente, para criar um bom Plano de Aula Sobre Carnaval, é preciso considerar sua importância para o Brasil.

Isto é, ao pensarmos nas principais festas e eventos do Brasil e do povo brasileiro, o Carnaval sempre aparece como um dos destaques. Essa manifestação cultura é uma das maiores em todo o mundo, e ocorrem de diferentes formas em diversas regiões do país, justamente por representar uma grande diversidade sociocultural.

Entretanto, é preciso trazer esse conhecimento sobre a diversidade cultural para dentro sala de aula.

Ou seja, o educador deve demonstrar, principalmente, as raízes do Carnaval e o modo como essa manifestação cultural reuniu diversas culturas diferentes, como a africana, indígena e europeia.

A justificativa do modelo de aula

Só para exemplificar, o Carnaval é uma das maiores manifestações culturais de todo o mundo. O evento reúne culturas de inúmeras regiões, e não se limita ao que vemos na televisão.

Dessa foram, com o intuito de informar e educar os alunos a respeito da importância e relevância das diversidades culturais, se faz necessário demonstrar, em sala de aula, como toda essa diversidade se demonstra na época de carnaval.

Com isso, é de grande importância que seja propiciado, em sala de aula, algumas atividades que ampliem os conhecimentos dos alunos sobre o Carnaval. Porém, se faz necessária falar a respeito dessa tradição não apenas no Brasil.

Isto é, o educador também deve se atentar as origens antigas dessa festa, como e por que ela acontecia, e a época em que era realizada.

Da mesma forma, cabe também a realização de uma comparação com as festas que hoje ocorrem.

Os Objetivos e a Metodologia do plano de aula

Além de estabelecer uma justificativa no Plano de Aula Sobre Carnaval, é preciso também pensar nos objetivos da aula a ser ministrada.

Isto é, o professor precisa, antes de elaborar o planejamento de aula, indicar algumas direções e temas a serem abordados.

Para isso, dentre os principais objetivos do plano de aula a serem considerado, podemos citar:

  • Estabelecer relação entre o Carnaval antigo e moderno;
  • Informar sobre os aspectos culturais do carnaval, especialmente sobre aqueles que influenciaram na etnia e a sociocultural brasileira;
  • Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social de cada região;
  • Indicar a importância e relevância das marchinhas carnavalescas;
  • Indicar, a fim de conhecimento, a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, histórias e fantasias.

Além disso, também se faz importante definir, com antecedência, o procedimento metodológico na aplicação do Plano de Aula Sobre Carnaval.

Para abordar o tema Carnaval em sala de aula, o educador pode se valer de diversos método diferentes, que se encaixem melhor no perfil da turma.

Por exemplo, em turmas do ensino infantil, é possível realizar um baile carnavalesco, com o intuito de demonstrar um pouco mais sobre essa manifestação popular e as culturas nela entrelaçadas.

Por outro lado, em turmas mais avançadas, é possível trazer para a aula alguns elementos do Carnaval. Imagens e objetos, como roupas e adereços, que demonstrem uma maior representação cultural podem ser utilizados.

Além disso, pinturas e músicas pertencentes ao universo carnavalesco também são uma boa escolha para ir além da simples metodologia comumente aplicada.

Abordando o carnaval em sala de aula

Para dar ao Plano de Aula Sobre Carnaval uma relevância ainda maior, o educador deve desenvolver todos os elementos que serão apresentados aos alunos de forma prévia e aprofundada.

Dessa forma, o ideal é que, para isso, seja realizada uma pesquisa aprofundada sobre a história do Carnaval no Brasil e no Mundo.

Isto é, o professor deve buscar todos os elementos relacionados a essa festa, especialmente aqueles de caráter histórico.

Outros elementos, por outro lado, também podem ser levados em consideração.

Plano de aula: Como fazer 

Quer fazer seu plano de negócios 

Sala de Aula

A exemplo disso, temos a sala de aula, que pode ser decorada com elementos do Carnaval para situar melhor os alunos.

Fantasias e Músicas

Também é possível solicitar que os alunos possam vir fantasiados durante a aula, como forma de associar tais fantasias aos elementos socioculturais do Carnaval.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de conferir outras dicas e recomendações aqui no site!

Deixe seu Comentário

WebGo Content