Plano de marketing é o documento em que são estabelecidas as ações necessárias para conseguir alcançar os objetivos da sua empresa com o marketing e quando bem utilizado, ele tem o potencial de aumentar os resultados obtidos pelo seu negócio com o público.
Um bom plano de marketing de uma empresa deve ajudar a identificar os desejos e necessidades de seus clientes, a situação atual da empresa, estudar o mercado e a concorrência. Ele deve ser bem elaborado, com objetivos definidos e propostas claras, o plano de marketing pode melhorar significativamente o desempenho de uma organização.
As dificuldades mais comum de quem está começando é estruturar as ideias que vão surgindo, você consegue identificar os resultados que quer alcançar, mas não sabe como estabelecer as ações que levam até o resultado.
Veja aqui algumas dicas para um bom plano de marketing:
Estabeleça um caminho certo a seguir sempre se certificando que sua equipe está ciente do trabalho a ser feito e qual é o objetivo. Para começar a sua estratégia tome nota de todo o passo a passo, coisa que pode ser feita num cartaz bem explicativo ou então usando os recursos do Google Drive.
Transforme suas ideias em planos possíveis de alcançar. Lembre-se de sempre capacitar sua equipe a fazer planos e coordenar as atividades, sejam elas conteúdos, eventos, campanhas ou lançamentos. Sempre se atentando aos detalhes.
Favoreça a sua equipe com um maior empo para o trabalho criativo.
Um plano deve partir da situação atual da empresa. A análise deve identificar como os fatores internos e externos influenciam os negócios. Uma ferramenta bastante usada para essa função é a matriz SWOT, que determina as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades em relação ao seu negócio.
A mesma estratégia de elaboração do marketing também pode ser usada para definir um plano de carreira para atingir uma promoção no seu emprego ou então iniciar uma nova graduação, por exemplo.
É necessário definir objetivos que deseja alcançar a curto, médio ou longo prazo. É preciso que eles sejam nítidos, específicos, determináveis, realistas e com prazo bem mensurado no tempo. Com por exemplo: Quero que minhas vendas aumentem em 40% até 2020.
Esses objetivos servem para amplificação dos objetivos do plano estratégico da empresa e devem indicar como a área de marketing vai trabalhar para que sejam alcançados.
Busque reunir informações sobre gênero, idade e classe social dos seus clientes. Identifique também o potencial deles conhecendo suas características, rotinas, os problemas que enfrentam no dia-a-dia e como seu produto ou serviço poderá colaborar.
Elabore as chamadas personas: uma personagem fictícia que retrata os hábitos, valores, costumes e crenças de seus clientes.
Para criar a sua persona, responda perguntas como:
Para entender como os demais players estão agindo e você poder se diferenciar e mostrar todo valor de seus produtos ou serviços com um posicionamento que se encaixe nas características de suas personas, estude a concorrência!!!
Após todos esses passos estabelecidos, será necessário determinar as melhores atuações para atender às necessidades de seus clientes em relação a:
Independente do tipo de planejamento é necessário ter um cronograma e um orçamento para cumpri-lo. No marketing não é diferente, então especifique as datas e os períodos de execução das atividades, assim como a quantidade orçamento necessário.
Esse passo tem como função aperfeiçoar o tempo e os recursos disponíveis.
Para que toda sua estratégia tenha sucesso, é importante que você monitore o progresso das ações de marketing continuamente. O objetivo é permitir que você administre a eficácia das estratégias aderidas.
Deixe seu Comentário