5 Principais dúvidas sobre Plano de Saúde – Entenda aqui!

A contratação de um Plano de saúde é de seu interesse? É bem comum que você encontre muita informação sobre o Plano de saúde e fique com dúvidas sobre o que se deve fazer.

O mais importante é que você converse com as operadoras de planos de saúde para entender o que elas propõem e, acima de tudo, ler o contrato antes de tomar qualquer decisão.

Abaixo, procuramos sanar 5 das mais comuns e principais dúvidas sobre um Plano de saúde!

1– Qual é a diferença entre plano de saúde e seguro-saúde?

dúvidas sobre plano de saúde

Plano de saúde e seguro-saúde não são tão diferentes quanto se imagina. Na realidade, a distinção está na forma de oferta dos serviços e no acesso.

Pelo plano de saúde, há a oferta de serviços por rede assistencial própria ou credenciada (contratada), podendo ou não ter garantia de cobertura mediante reembolso. 

Já o seguro-saúde possui garantia de cobertura em regra por reembolso, que é um aspecto obrigatório do mesmo, ou por rede referenciada, pois o cliente pode ou não aceitar a indicação realizada pela seguradora.

Um detalhe importante é que o seguro-saúde só pode ser oferecido por seguradoras especializadas em saúde.

2– O que é carência de plano de saúde?

Carência é o nome dado ao período que o beneficiário precisa aguardar para dar início ao uso de serviços oferecidos pelo plano de saúde.

Os prazos máximos são definidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS), mas as operadoras dos planos de saúde podem reduzir esse tempo se desejarem.

Os períodos máximos estão assim estabelecidos pela ANS:

  • 2 anos para doenças preexistentes,
  • 10 meses para parto a termo,
  • 180 dias para consultas, exames e internações,
  • 24 horas para urgências e emergências.

3– A operadora pode cancelar o Plano de saúde?

ilustração médico plano de saúde

Existem duas ocasiões onde o seu contrato do Plano de saúde (seja individual, seja familiar) pode ser cancelado:

  • Em casos de fraude, como emprestar carteirinha do plano para outra pessoa ou mesmo mentir sobre doenças preexistentes,
  • Em casos de não pagamento da mensalidade por um período superior a 60 dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de vigência do contrato.

Ou seja, se no período de um ano, a soma dos dias de atraso de pagamento chegar a 60, seu plano de saúde pode ser cancelado.

4– Quais são os reajustes que a mensalidade do Plano de saúde pode sofrer?

Hoje em dia, os novos planos de saúde individuais ou familiares estão sujeitos a dois tipos de reajustes:

  • Mudança de faixa etária:

O primeiro reajuste depende da época em que há a contratação do plano de saúde e acontece quando o beneficiário muda de faixa etária que está estabelecida no contrato.

No caso de planos que foram contratados entre 1º de janeiro de 1999 e 31 de dezembro de 2003, há sete faixas etárias diferentes que vão de zero a 70 anos ou mais. Pessoas com 60 anos ou mais e com, no mínimo, dez anos de Plano de saúde, não podem sofrer reajuste por mudança de faixa etária.

Para planos contratados a partir de 1º de janeiro de 2004, o reajuste pela mudança de faixa etária pode acontecer em dez faixas diferentes, de zero a 59 anos ou mais. Após completar 59 anos, não se pode mais sofrer qualquer reajuste pela mudança de idade.

  • Variação de custo:

É um reajuste na mensalidade que ocorre anualmente por causa da alteração dos custos ocasionados por fatores como a inflação e a utilização de novas tecnologias.

O percentual é definido pela ANS.

5– Há limite máximo para realização de exames e internação?

plano de saúde

 

A utilização de exames solicitados pelos médicos não conta com limite, porém podem existir certos critérios de uso que já estão previstos pela ANS.

Além disso, não há limites para diária para interações, seja em leitos de UTI, seja em leitos de CTI. Isso também vale para consultas médicas e fisioterápicas, bem como exames.

Há exceções para sessões de psicoterapia, consultas com nutricionistas e fonoaudiólogos e terapia ocupacional, com possível limitação ao mínimo estabelecido pela ANS.

Essas são 5 das principais dúvidas sobre Plano de saúde. Não esqueça que conversar com a operadora é a melhor forma de ter certeza de que está fazendo a melhor escolha!

Você possui alguma pergunta? Deixe nos comentários para que possamos ajudar com informações!

Deixe seu Comentário

WebGo Content